A nossa história começou com a paixão de
Enid Calaza Sauer pela dança. Desde pequena, já mostrava interesse em ser bailarina. Enid lecionou em escolas, como Instituto Lafayete, Pedro II e Instituto de Educação. Suas aulas de dança estavam sempre lotadas!
Como não tinha um espaço fora das escolas,
a solução foi ensinar em casa. Ela começou afastando os móveis, enrolando os tapetes e preparando a casa para a dança. Quando os vizinhos começaram a reclamar do barulho, Enid percebeu que já estava na hora de se mudar. Esse foi o início do Ballet Moderno Enid Sauer, em 1948, quando fundou seu próprio método: o Enid Style.
Sua paixão pela dança a conduziu para uma série de conquistas:
1950
Inaugurou o primeiro programa de TV do Brasil, na TV Tupi
1956
Fundou o Ballet Artístico Brasileiro
1974
Ganhou a medalha Sylvio Romero, uma comenda indicada pelo Conselho Estadual de Cultura pelos serviços prestados ao folclore brasileiro e pela divulgação do Brasil no exterior
1952
Participou do Internacional Dance Festival, um espetáculo para 14000 pessoas no Royal Albert Hall, na cidade de Londres
1960
Inaugurou o primeiro
Teatro de Brasília
1975
Ganhou uma medalha do Estado da Guanabara por serviços relevantes à cidade
1955
A companhia de dança representou o Brasil em uma aparição na TV Francesa. No mesmo ano, inauguraram o Teatro Monumental de Lisboa
1971 e 1972
A companhia participou do Especial de fim de ano da TV Globo, um espetáculo brasileiro aplaudido em
todo o mundo
1976
O Ballet Enid Sauer já contava com quase 1500 alunas!
Por isso, migraram para o Shopping da Gávea, onde Enid formou grandes profissionais
Apesar de todo o reconhecimento, Enid seguiu criando e se dedicando ao que mais amava. Ela teve duas filhas: Cristina e Elena. Patrícia, uma de suas netas, juntamente com a bisneta Sophia, dão continuidade ao legado deixado por Enid. São quatro gerações de mulheres unidas pela arte. O amor pela dança, pelas pessoas e pelo sonho é o que faz da Sauer Danças um lugar tão especial.